.

Estamos no TEMPO COMUM: Meditamos a vida comum de Jesus, sua simplicidade na missão de evangelizar!

Pesquisar

Reflexão

Ser amigo...


Quem é que não precisa de um bom amigo? Ter boas e sadias amizades é essencial para a vida do ser humano, pois fomos criados para fazer a experiência de amar e ser amado, e é na amizade que temos a oportunidade de viver esse grande chamado de Deus para cada um de nós.

Nascemos para compartilhar o que somos com aqueles que Deus colocou ao nosso lado. O próprio Jesus nos ensina isso, quando nos diz que: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” - Jo 15,13.

A verdadeira amizade é marcada por essa decisão de se dar ao outro, sem reservas, com um coração que não coloca barreiras, mas que se sacrifica pelo bem do outro.

Sacrifício que tem como finalidade levar o outro para o céu, para a experiência de salvação, como fez Jesus.

Precisamos aprender com Jesus a arte de amar. Amor que não para no erro do outro, mas que está sempre pronto a ajudá-lo. Não foi isso que Jesus fez com a pecadora perdoada ao dizer: Alguém te condenou? Eu também não te condeno, vai e não tornes a pecar. Com Zaqueu não foi diferente, Jesus pede para ficar em sua casa mesmo sabendo da sua condição de pecador, porque não para na aparência (no que os outros pensam), mas olha o coração (desejoso de conversão).

Ser amigo é levar o outro para Deus, é estar ao seu lado nos momentos de tristezas, quedas, crises. Sendo essa presença que gera força e esperança, é também celebrar as vitórias conquistadas ao longo da vida. É dar a liberdade do outro ser ele, sem exigir perfeição, é ser capaz de olhar e ver o que o outro tem de bom, mesmo que esteja abafado pelos pecados. É colocar esse amigo no coração de Jesus todos os dias por meio de uma oração encharcada de amor e carinho, enfim, é amá-lo pelo simples fato de ser seu amigo.

Para alguns essa forma de amar e de construir a amizade parece utopia, como se não fosse possível no mundo de hoje.

Uma coisa é certa, por nós mesmos não conseguimos amar assim, precisamos de uma graça sobrenatural para viver esse amor. Sabendo disso, Deus nos dá já no batismo a virtude teologal da caridade, pela qual podemos amar com amor de Deus o nosso próximo e conquistar muitas amizades saudáveis e construtivas.

Por isso, precisamos permanecer sempre em Jesus, tendo-o como nosso melhor amigo, pois só Ele é capaz de nos capacitar a essa aventura maravilhosa de amar.

Não tenha medo, não coloque reservas, aceite esse desafio de amar verdadeiramente e, com certeza, você terá maravilhosos amigos.

Polyanna Rodrigues

Consagrada da comunidade Luz da Vida

Reply